terça-feira, 22 de março de 2011

1º Capítulo, 3ª Lição - Working with Web Configuration Files

Enfim chegei a 3ª e última lição do 1º Capítulo. Esta lição fala sobre arquivos de configuração de aplicações usando o .net 4.

Particularmente achei muito simples e útil para o dia a dia, a lição fala exclusivamente sobre a hierarquia dos arquivos de configuração, os famosos .config

O mais conhecido de todos os desenvolvedores com certeza é o web.config que é criado automaticamente pelo visual studio quando criamos um projeto web. Mas não temos só esse arquivo de configuração.

O arquivo de configuração Master (Pai de todos) é o machine.config que pode ser encontrado no seguinte caminho (%System Root%\Microsoft.NET\Framework\
\CONFIG\Machine.config). As definições de configuração que estão no machine.config serão válidas e aplicadas para qualquer aplicação que use o .net neste servidor, seja ela web, windows, class library ou console application.

Seguindo a hierarquia abaixo do machine.config tem o web.config root. Este web.config contém definições que são aplicadas para todos websites do servidor. Se por acaso ficou em dúvida sobre a definição de web site, quando o IIS é instalado ele cria um único WebSite que é o WebSite Padrão, ou seja, esse web.config root irá conter definições para todos os WebSites que estiverem neste servidor. Este arquivo pode ser encontrado em: (%SystemRoot%\Microsoft.NET\Framework\\CONFIG\Web.config)

Após o web.config root, temos o web.config do website que é especifico de cada website, como eu disse no parágrafo acima, podemos ter mais de um hospedado, então tendo um web.config para cada um podemos especificar algumas definições.

Enfim chegamos ao tradicional web.config da aplicação que é o web.config que você tem ae no seu visual studio e que contém as definições que mais alteramos com por exemplo a conexão com banco de dados.

E é possível ainda criar um web.config para cada pasta de sua aplicação, isso é mais comum em grandes aplicações, onde é necessário definir regras e configurações especificas em algumas pastas.

Basicamente o que a lição mostra é isso. Como tudo isso funciona? Da mesma forma que escrevi, hierarquicamente. O .net começa aplicando as definições do machine.config e vem passando por cada arquivo .config aplicando o que for necessário.

Assim finalização o 1º Capítulo.

Um comentário:

  1. No site http://www.dotnetsql.com.br tem váááários simulados em Portugues para essas provas.
    Tem muita coisa lá e o site ainda grava a evoluçao das provas que vc realiza. Muito interessante.
    tem Provas de sql server, windows, Dot.net....

    ResponderExcluir