domingo, 20 de março de 2011

1º Capítulo, 2ª Lição - Creating a Website and Adding New Webpages

A segunda lição do primeiro capítulo continua simples como a primeira lição para quem já trabalha com o Visual Studio. Esta lição mostra como criar web sites/web applications no visual studio e as opções que você escolher neste momento, e também como adicionar uma nova página aspx ao seu projeto.

Na criação de um projeto web o visual studio te da algumas opções como:

Qual linguagem usar, normalmente:
  • Visual Basic
  • Visual C#
E a opção de conexão do visual studio com o projeto que é o grande foco da lição:
  • File system: Como o nome mostra, sistema de arquivos simples, você pode armazenar os arquivos tanto localmente, como em um servidor remoto. A lição explica o uso do recurso do WebDAV caso queria usar um servidor remoto. Até onde eu vi pouco usado pela comunidade, com certeza o file system local é o mais comum.
  • FTP: Simples como o nome mostra é quando você trabalha conectado em um ftp que esta em um servidor remoto. Esta opção não tem muito segredo e é a menos explicada na lição. Cuidado com a segurança pois os arquivos de código estarão expostos no seu servidor. O IIS bloqueia o acesso via browser. Mas lembre-se que o FTP esta exposto.
  • HTTP: Para trabalhar com esta forma de conexão, você precisará do WebDAV Publishing, caso seja Windows Server 2008 R2, ou se for uma versão inferior poderá usar o Microsoft Front Page Server Extensions 2002. A lição explica como instalar os recursos do IIS necessários para trabalhar desta forma. E após instalados basta criar um website ou um diretório virtual para sua aplicação.
Depois de mostrar as configurações disponíveis no Visual Studio, a lição lista e explica as pastas e os arquivos criados quando você usa o Template de Projetos Web do Visual Studio, como por exemplo, as pastas Account, App_Data e Scripts, e arquivos como Default.aspx, Global.asax e outros que são criados automaticamente.

Esta lição também fala sobre as duas opções de criar uma página aspx:
  • Single-File: É quando o código de programação, seja visual basic ou visual c# ficam no mesmo arquivo do código html.
  • Code-behind: Com certeza a forma mais usada e recomendada, quando fica separado em arquivos distintos o código de programação que roda do lado servidor, e o lado de código html e outros scripts que rodam do lado do cliente.
Outro ponto brevemente falado é sobre a forma de compilação dos projetos.

Na primeira o desenvolvedor pode simplesmente copiar os arquivos para o servidor, onde a principal vantagem é não ter que compilar toda a aplicação quando quiser fazer a instalação, e quando ouver mudanças subir um único arquivo será possível. E a grande desvantagem é que a primeira vez que a página for acessada ela terá que ser compilada, gerando um tempo de espera para o usuário, o que não é nada bom.

E a outra opção, acredito ser a mais usada e correta é compilar sua aplicação. A desvantagem é justamente a vantagem do item anterior, toda vez que ocorrer uma mudança toda a aplicação deve ser compilada. E a vantagem é que as páginas carregarão mais rápido para o usuário, além de não ter que subir código fonte para o servidor de produção, o código fica compilado em dll, se tornando assim mais seguro.

Por enquanto é isso!!

Abraços...

Nenhum comentário:

Postar um comentário