quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Google tira do ar grupo que aplicava golpe com a promessa de convites para Orkut

Comunidade prometia acesso ao novo Orkut por meio de código que, sem autorização do usuário, escrevia mensagens em perfis dos seus contatos.

O Google Brasil tirou do ar uma comunidade no Orkut que prometia uma técnica para acesso à nova versão da rede social, mas aplicava um golpe.

A comunidade "Orkut Novo Oficial!" saiu do ar na tarde de terça-feira (10/11), quando contava com cerca de 30 mil membros.

O grupo era coordenado por um perfil falso de Danilo Miedi, personagem criado pelo Google Brasil para concentrar a distribuição de convites para o novo Orkut.

Discussão na comunidade excluída afirmava que usuários do Orkut não precisavam de convites para acessar o novo Orkut, bastando colar um código na barra de endereços do navegador.

O método remetia o usuário a um código JavaScript hospedado fora do Orkut que se aproveitava do perfil autenticado e enviava mensagens para alastrar ainda mais o golpe.

O perfil que experimentava a técnica escrevia mensagens em fotos do álbum dos seus contatos e na discussão aberta na comunidade excluída, atestando o sucesso do método, sem a autorização do usuário.

Análise do código feita pelo IDG Now! mostra ainda que uma terceira mensagem era publicada na página de recados de um usuário conhecido como "Willian Rox".


Pouco antes de o Google Brasil tirar a comunidade do ar, cerca de quatro mil perfis haviam escrito, sem a ação dos usuários, mensagens na comunidade que diziam "SOBE O TOPICO UP! Porque Funciona".

Segundo o Google Brasil, o acesso ao novo Orkut, revelado no final de outubro, é feito apenas mediante convites, distribuídos pelo personagem Danilo ou por contatos que já estejam com a nova interface.

É possível também encontrar convites no site de leilões Mercado Livre, com preços que chegam a quarenta reais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário